Boas práticas de educação para a gestão dos riscos de desastres na Bacia do Itajaí e a construção da resiliência do direito pela integração de políticas públicas munichipais

AutorKatia Ragnini Scherer
CargoUniversidade Regional de Blumenau - FURB (Brasil)
Páginas1-27
REVISTA CATALANA DE DRET AMBIENTAL Vol. XII Núm. 1 (2021): 1 - 27
- Estudi -
https://doi.org/10.17345/rcda3030
BOAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PARA A GESTÃO DE RISCOS DE
DESASTRES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAJAÍ E A CONSTRUÇÃO
DA RESILIÊNCIA DO DIREITO PELA INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS
PÚBLICAS MUNICIPAIS1
GOOD EDUCATIONAL PRACTICES FOR DISASTER RISK MANAGEMENT IN
THE ITAJAÍ RIVER BASIN AND THE BUILDING OF THE RESILIENCE OF THE
RIGHTS BY THE INTEGRATION OF MUNICIPAL PUBLIC POLICIES
KATIA RAGNINI SCHERER
Universidade Regional de Blumenau - FURB
(Brasil)
katia@furb.br
Fecha de recepción: 27 de enero de 2021 / Fecha de aceptación: 22 de marzo de 2021
RESUMO: O tema trata do estudo das boas práticas de educação para a gestão de
riscos de desastres identificadas nas cidades que integram a Bacia Hidrográfica do
Rio Itajaí, SC, e sua assimilação pelos Planos Municipais de Educação. O objetivo
é analisar reflexivamente a resiliência do Direito a partir da existência (ou não) de
experiências municipais de educação para a gestão de riscos de desastres no
ambiente escolar de educação infantil e ensino fundamental, bem como de
sua inclusão ou não nos Planos Municipais de Ensino, a partir da matriz preventiva
e da integração de políticas públicas. Trata-se de pesquisa empírica, realizada pelo
método sistêmico-funcional e pela técnica de documentação, como possiblidade
para responder se as práticas de educação para a gestão de riscos de desastres
existentes nos Municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí foram ou não
1 Pesquisa produzida com base em projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico CNPq - Chamada MCTI/CNPQ nº 28/2018- UNIVERSAL.
K. R. Scherer RCDA Vol. XII Núm. 1 (2021): 1 - 27
2
assimiladas pelos respectivos Planos Municipais de Educação no âmbito da
educação infantil e do ensino fundamental, para fins de construção da resiliência
do Direito no enfrentamento às catástrofes em um território de alta vulnerabilidade
aos desastres. As contribuições do estudo indicam possibilidades de construção da
resiliência do Direito no enfrentamento aos desastres, interconectando a Política
Nacional de Proteção e Defesa Civil e a Política de Educação para superar as
vulnerabilidades locais aos desastres em um movimento recursivo de um olhar
global e um agir local. Contudo, os resultados apontam a necessidade de
implementar e integrar as práticas educativas de gestão de riscos de desastres, as
políticas públicas e a legislação nos Municípios da Bacia do Rio Itajaí que
demonstram alta vulnerabilidade e baixa resiliência.
RESUM: El tema central d’aquest text és l'estudi de les bones pràctiques d’educació
en gestió del risc de desastres identificades a les ciutats que integren la conca del
riu Itajaí (SC) i la seva assimilació en els Plans Municipals d'Educació. L’objectiu
és, en primer lloc, analitzar reflexivament la resiliència del dret sobre la base de
l’existència (o absència) d’experiències educatives municipals en gestió del risc de
desastres en l’ambient escolar d'educació infantil i primària i, en segon lloc, analitzar
la inclusió d’aquestes experiències en els Plans Municipals d’Educació sobre la
base de la matriu de prevenció i la integració de polítiques públiques. Es tracta
d’una recerca empírica desenvolupada mitjançant el mètode sistèmic-funcional i
amb una tècnica de documentació com a possible resposta a si les pràctiques
educatives en gestió del risc de desastres existents en els municipis de la conca
del riu Itajaí van ser assimilades o no pels respectius Plans Municipals d’Educació
a nivell d’educació infantil i primària, amb l’objectiu d’augmentar la resiliència de la
Llei enfront dels desastres en un territori de gran vulnerabilitat. Les contribucions
d’aquest estudi assenyalen una sèrie de possibilitats per augmentar la resiliència
de la Llei enfront dels desastres, interconnectant la Política Nacional de Protecció i
Defensa Civil i la Política d’Educació per superar les vulnerabilitats locals als
desastres en un moviment recursiu de «mirada global» i «acció local». No obstant
això, els resultats quantitatius i qualitatius assenyalen la necessitat d’implementar i
integrar les pràctiques de gestió del risc de desastres, les polítiques públiques i la
legislació en els municipis de la conca del riu Itajaí, al mateix temps que revelen
una alta vulnerabilitat i una baixa resiliència.

Para continuar leyendo

Solicita tu prueba

VLEX utiliza cookies de inicio de sesión para aportarte una mejor experiencia de navegación. Si haces click en 'Aceptar' o continúas navegando por esta web consideramos que aceptas nuestra política de cookies. ACEPTAR